31/12/2008

TEXTO 2 = “...em que você acredita, então?”


Ledo engano pensar que apenas com o texto anterior conseguiria liquidar os questionamentos curiosos acerca das minhas crenças (ou falta delas). A única coisa que mudou desde então foi a pergunta, que agora é: “...em que você acredita, então?”

A impressão do vácuo criado pela inexistência de Deus em minha vida, instiga as pessoas a querer saber o que eu “usaria” para preencher esse espaço vazio.

Pois bem, poderia escrever durante horas, páginas e mais páginas para explicar em detalhes sobre isso, mas o tempo é curto e a paciência pra ler menor ainda, então ater-me-ei em breves linhas.

Em benefício do leitor, denominarei o substituto de Deus em minha vida de “energia vital”, e tenha por esta expressão o mesmo valor didático que a palavra “coisa” carrega em seu significado. Também pode ser chamada de Natureza.

Acredito numa energia vital que precede a tudo, ela esta em todas as coisas do universo e é a origem primeira da existência. Não gosto de dizer que ela existe, propriamente dita, pois a idéia de existência limita os espaços, além de abrir margem para oposições. Muito mais apropriado é o verbo “estar”, conjugado na 3º pessoa do Presente do Indicativo - a energia está! – pois tudo que esta subentende preexistência.

A origem dessa energia eu ignoro completamente, pois é algo tão distante e inacessível - muito anterior ao surgimento do planeta terra, quiçá do homem – cuja compreensão provavelmente esta muito além da nossa capacidade cognitiva e/ou sensitiva. Encaro o fato com naturalidade, pra mim basta saber que ela esta em mim e em tudo ao meu redor.

Não existe distinção alguma, todos fazem parte da Natureza, não somos melhores ou mais importantes do que qualquer outro ser vivo ou não vivo.

Qual é o segredo para se ter uma boa vida? A resposta é Equilíbrio, pois tudo em excesso ou escassez é prejudicial, em todas as searas da nossa vida.

Essa máxima tem fundamento justamente porque a Natureza busca sempre o equilíbrio, pois equilíbrio é sinônimo de perfeição. A Natureza é perfeita porque tudo acontece espontaneamente, não existe nada nem ninguém manipulando tudo isso. Ainda que nos deparemos com situações de desigualdade/desequilíbrio é certo que tal evento se deu em contraposição a um outro.

Simplesmente aceito que sou apenas uma partícula microscópica na imensidão do universo, nem mais, nem menos importante que qualquer outra, comungo de tudo que for natural e busco sempre estar em harmonia comigo e com o meio em que vivo.

Estar vivo aqui fazendo parte de tudo isso, podendo contemplar a beleza infinita de todas as coisas, é motivo bastante para meu eterno contentamento.


[rh.31.12.08.11:55]


imagem: http://rpgmassacre.blogspot.com.br/2012/10/debatendo-ateismo-por-rodolfo-cesar.html