31/01/2010

Trip-Hop


ultimamente tenho escutado bastante Trip-Hop, não que isso seja alguma novidade pra mim [pelo contrário], mas é que tomei um gosto especial por esse estilo de música, entende...?!
Pra quem não conhece, Trip-Hop é um tipo de música que nasceu em meados dos anos 80 quando bom músicos - faço questão de repetir: bons músicos! - resolveram misturar, jazz, soul, hip-hop, funk, rock e todas as espécies do gênero eletrônico, com batidas lentas [não mais que 120 por minuto], dando origem a um estilo totalmente autentico e de infinitas possibilidades. Tudo graças à sensibilidade de instrumentistas que souberam aproveitar o que havia de melhor em cada um desses tipos musicais para depois fundi-los.
Além dessa mistura, a música é marcada pela predominância de sons graves, envolvidos por órgãos sintetizados e violinos orquestrados de fundo, perfeito para se adequar vocais harmoniosos e sussurrantes [em sua maioria, femininos] tudo sem abandonar os instrumentos tradicionais como bateria, guitarras e etc. Tudo isso, somado ao ritmo cadenciado, faz com que a musica se torne suave, agradável e relaxante.
O mais interessante é a liberdade que existe para se criar dentro desse estilo, pode-se encontrar desde composições de culto a vida e as coisas belas que nela há, alegradas por ritmos mais pop’s e dançantes, como as do Morcheeba e Hooverphonic; até musicas sobre as angustias da vida moderna, entoadas com acordes destorcidos de guitarras “viajantes” e infinitos, como as do Massive Attack.
Trip-Hop me faz bem porque consigo ouvir por muito tempo, sem enjoar; consigo trabalhar, dirigir, estudar, pensar sem me sentir perturbado, fato que se deve ao ritmo lento das músicas.

Recomendo as seguintes bandas:

- Massive Attack [em primeiro lugar na minha lista]

- Morcheeba [destaque para os vocais]


- Hooverphonic [destaque para os metais]

http://www.youtube.com/watch?v=0cWggYivjh8


- Portishead [pela qualidade das composições]

http://www.youtube.com/watch?v=Vg1jyL3cr60&NR=1



[rh.30.01.10.18:02]

imagem: http://vimeo.com/4552822

Nenhum comentário:

Postar um comentário