07/05/2010

BOM DIA!!


Com pelo menos uns dois anos de atraso publico este texto, e o faço para me redimir. Sim, eu, que tantas vezes me julgo entendido e apto a criticar, se o fosse, de fato, teria ouvido Clap Your Hands And Say Yeah pelo menos umas três vezes para digerir o som e formular minhas convicções.

Mas não, quis julgar de imediato, como fazem os tolos, e não deu outra, ele estava lá me esperando. Sim, ele mesmo: o cavalo, me saldando com um caloroso e sorridente: Bom Dia!

Arrependi-me com a mesma rapidez com que fui capaz de dizer que o vocalista Alec Ounsworth era uma porcaria e o som da banda, mediano.

O fato é que Clap Your Hands And Say Yeah é uma excelente banda. Tem um som autêntico, melodioso e divertido. A forma como o Ounsworth canta faz toda a diferença. Certamente não seria tão legal se ele não cantasse da forma tão imprudente com que o faz, tornando o som do grupo inconfundível, onde quer que esteja sendo tocado.

Não me canso de pensar que, se esse mesmo episódio tivesse ocorrido a cinqüenta anos atrás, eu teria cometido a mesma injustiça ao ouvir “The Freewheelin' Bob Dylan” do mestre Dylan, cantando com aquela voz nasalada e desafinada.

Voltando do tempo, dedico créditos também para o tecladista, pois graças a ele as músicas da banda adquiriram uma identidade própria, preenchendo todos os espaços vazios onde a voz de Ounsworth não alcança, e, principalmente, revestindo os sons crus das guitarras e bateria com uma harmonia sofisticada o suficiente para que não se confundissem com o som Indie-Rock dos anos 90 – não que isso seja ruim, frise-se: não vou eu aqui corrigir uma cagada e já deixar outra no lugar.

Enfim, dedico esses escritos ao meu grande amigo Paulo Milra – quem me apresentou a banda - de quem sou fã e com quem sempre aprendo e conheço muitas coisas legais que orbitam na atmosfera insossa desse mundo de coisas iguais.

[rh.06.05.10.01:10]


Eis o vídeo da minha estréia, torço para que os que se arriscarem a ouvir não cometam o mesmo erro que eu cometi: http://www.youtube.com/watch?v=jvw2cf0DJYA&a=YzM2PjyoM0U&playnext_from=ML


imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8iMTb1A-cg_7DzMhLUF9GikpvYAD_cnJQdBMF8n63taiaO-xxbcOYYg9QsmFkZLArLep1h6oJqDU4HvwoUTFUXBPRBuKXi7q8_o3FedokJD9-mNi7a6O8enVfx5VLfWlRlttDIPTQe3k/s400/cavalo.bmp

2 comentários:

  1. Grande RH! Muito legal o seu post, sinto-me honrado em ter sido eu a te apresentar o Clap Your Hands and Say Yeah! Lembro bem que sua reação inicial, de fato, não foi das mais empolgadas. Música tem mesmo muito isso, de te pegar no momento certo ou de darmos o tempo adequado para que ela nos pegue. É isso aí. E saiba que vou fazer um post em sua homenagem também, só de palhaçada! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Amor... legal seu post! Pena que o clip dos caras causa enjoou, pelo menos em mim! Acho que eu ainda preciso esperar a música me 'pegar', rsrs.. como diz seu amigo Paulo. No mais.. só beijos ;)

    ResponderExcluir