Hoje percebo o quanto essas duas coisas são preciosas num texto. Ate pouco tempo, eu tinha fascínio por textos prolixos. É... daqueles que você tem de ficar relendo pra poder compreender. Achava o máximo quando me deparava com expressões incompreensíveis, termos desenterrados do cemitério do Latim, palavras esdrúxulas garimpadas em dicionários, e muitas outras alegorias que só servem pra fantasiar o texto. Maquiá-lo com verborréia acadêmica exibicionista – e medíocre.
Muito importante dizer que trato aqui de textos técnicos – em especial os jurídicos. Não fosse essa ressalva, estaria jogando na mesma fogueira dos advogados, gigantes como Padre Antonio vieira, Ruy Barbosa, Pero Vaz Caminha e tantos outros que, com a devida licença poética, filosófica e de domínio inconteste da escrita e da eloquência, elevaram seus manuscritos – a grande maioria deles também técnicos, pois foram produzidos no desempenhar de suas funções - a status de obras literárias.
A objetividade torna o texto mais breve, pois quanto mais se explica algo, maior é o risco de surgirem dúvidas e, consequentemente, incompreensão.
A simplicidade, tanto na hora da escolha das palavras, quanto na construção textual – respeitando-se sempre as fronteiras da norma culta da língua - torna o texto acessível, dinâmico e prático. Isso poupa tempo do leitor, pois a apreensão do texto ocorre quase que simultaneamente à leitura.
Então, da próxima vez que você for escrever um texto técnico – e incluo aqui também as dissertações - lembre-se de que a grande virtude é fazer-se entender da maneira mais clara possível. E não, fazer o leitor se sentir um idiota por não conseguir entender o que você escreveu.
[RH.08.07.11.00:59]
imagem:http://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&docid=OiUaViz21P7ZeM&tbnid=QEtjE5INg8QzkM:&ved=0CAgQjRwwAA&url=http%3A%2F%2Flevandojesus.blogspot.com%2F2011%2F04%2Fpais-amem-seus-filhos-como-deus-os-ama.html&ei=RwUZUceFNYSQ8wSlu4GYCg&psig=AFQjCNHdwaxbAB4hbdFPCJHWKlTD4P_miA&ust=1360680647936733
[RH.08.07.11.00:59]
Aplausos Ricardo!!! Enfim... amadurecendo para a escrita. Acredito que agora você consiga entender o que eu lhe dizia sobre a comunicação ser "o que o outro entende e não o que falamos".
ResponderExcluirObs.: Excelente texto. Muito bem escrito, sucinto e entendível. Abs.