A maior dificuldade quando se vai escrever um texto é saber por onde começar, depois de muito apanhar por causa dessa dúvida, comecei a procurar soluções alternativas que terminaram por dar bastante certo e facilitaram minhas produções. Ai vão as dez maneiras que eu classifiquei como as mais importantes [pelo menos pra mim] na hora de escrever:
- Não se preocupe em iniciar o texto na exata ordem cronológica dos fatos ou seqüência correta dos temas sobre os quais você esta disposto a escrever, inicie pela primeira idéia que vier a cabeça, mesmo que ela seja a última coisa a ser abordada. Lembre-se que o mais importante é começar por algum lugar.
- Faça pequenos parágrafos, um para cada idéia nova que for surgindo, ainda que sejam correlatas. Mais tarde, quando já tiver vários deles, você adapta todos, num verdadeiro trabalho de edição, unindo os que tiverem de ser unidos e vice versa.
- Num primeiro momento não se preocupe em escrever corretamente ou utilizando um vocabulário rebuscado. Escreva com fluidez, apenas traduzindo as idéias para o papel. Depois você volta reescrevendo da maneira que julgar melhor.
- Não tenha vergonha de escrever coisas absurdas e discrepantes. Eu sei, nossa imaginação ilimitada às vezes nos surpreende com idéias que, num primeiro momento parecem ser totalmente descabidas e, então, usualmente descartamos todas elas de imediato, o que é um erro, pois na grande maioria das vezes, se acolhermos as tais idéias e tentarmos adequá-la, observa-la sob um novo enfoque, dando a ela uma nova cor... Você pode se surpreender com uma novidade extremamente valiosa para o seu texto.
- Utilize toda sua bagagem de conhecimentos, experiências pessoais, pesquise no Google coisas que possam ser úteis e não tenha medo de fantasiar [não se for um texto técnico, é claro!]. Utilize de todos os instrumentos que possam viabilizar a criação de analogias, metáforas dentre vários outros elementos estilísticos que possam enriquecer seu texto.
- Não se preocupe em explicar tudo nos mínimos detalhes [mais uma vez: a não ser que seja um texto técnico!], isso também custa muito tempo, tanto para quem escreve quanto para quem lê. Importante frisar que, os ‘detalhes’ de que me refiro, são aqueles óbvios, os quais o leitor tem plenas condições de subentender. Os detalhes imprescindíveis à compreensão do texto, ao contrario, devem ser enaltecidos.
- Não se preocupe com o tamanho do texto, mas sim com o tamanho da eloqüência do seu texto.
- Pergunte-se: qual a reação que quero provocar nas pessoas?[se for o caso]. Releia o texto depois de pronto e avalie se atingiu seu objetivo.
- Não perca muito tempo pensando no que vai escrever, na medida em que você dá continuidade novas idéias vão surgindo em seqüência, umas melhores outras piores, mas o importante é que você tenha a ciência de que se não parar de escrever, essa seqüência só tende a continuar e isso só ampliará e facilitará suas opções no trabalho final de edição e formatação.
- Por fim, se nada adiantar, procure ter vários Fluxos de Consciência, e se você por acaso descobrir como se faz isso, por favor, não deixe de me contar. ;)
Espero que este breve tutorial possa ajudar aqueles que, assim como eu, sofrem com as mesmas dificuldades.
[rh.23.07.09.00:36]
imagem: http://modelodecurriculo.org/
Moço querido, gostei muuuuito das suas dicas e tentarei utilizá-las. Preciso achar uma forma de expressar as loucuras da minha mente.
ResponderExcluirÉ uma das infinitas maneiras de se trabalhar. Gostei de conhecer a sua.
ResponderExcluirRicardo, adorei as dicas! Eu sempre noto o seu esforço em mudar pra melhor e que bom que compartilhou isso com a gente.
ResponderExcluirAh, você só esqueceu de dar uma preciosa: cuidado ao escrever coisas sem noção, hahahaha.