Já estava deitado pronto pra dormir quando, na última
zapiada pelos canais da TV, me deparei com este filme - melhor dizendo: “não filme” - que acabará de iniciar no
Telecine Cult. Depois de ler a sinopse não consegui mais desgrudar os olhos.
“Isto não é um Filme” não é apenas um título
propositadamente criado para despertar a curiosidade e tudo que ela traz consigo.
Na verdade, de fato não é um filme, nem documentário, nem clip, nem uma estória
contada... esse registro cinematográfico não se encaixa em nenhum formato que
caiba classificação.
O protagonista é Jafar Panahi, cineasta iraniano condenado pelo Estado a - além da prisão - ficar por 20 anos proibido de escrever roteiros e dirigir filmes. De dentro de seu apartamento, onde aguarda o resultado do recurso de apelação para tentar reduzir sua pena, ele inicia filmagens precárias registrando sua própria angustia.
Empunhando o roteiro para o último filme que pretendia gravar - e já se vê impedido - ele começa a descrever com maestria as cenas do que seria o filme, quadro a quadro. Para cinéfilos de plantão, uma verdadeira mini aula.
Impressionante como ele consegue retratar a sofrida realidade dos iranianos, utilizando-se de coadjuvantes da vida real - dos quais alguns se quer chegam a aparecer. Tudo retratado apenas da micro atmosfera do condomínio onde mora.
O “não filme” é de uma delicadeza e sensibilidade única, e faz quem assiste ingerir um montão de sentimentos ruins, todos eles com sabor de indignação.
Indignação por saber do que teocracias são capazes de fazer para manter o povo na absoluta ignorância, pois uma nação que não pensa não questiona, e é bem mais simples e conveniente governar nessas condições.
Engraçado que eu escrevi isso com a mesma pretensão de quem tem convicção de que coisas desse tipo jamais acontecem em outros regimes de governo, né? Quem dera...
Para o Irã, Panahi era uma ameaça, já não é mais.
Quase 02h da madrugada... eu ainda tentava digerir tudo isso.
[RH.09.05.13.23:25]
Leia sobre o caso: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/justica-iraniana-confirma-condenacao-de-cineasta-a-6-anos-de-prisao/n1597281424503.html
PS: Não encontrei a íntegra do filme, apenas um resumo, mas continuarei tentarei. Quem puder assistir, eu recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário