02/01/2009

TEXTO 03= “O seu Deus é, realmente, um Deus?”


Por fim, termino eu por perguntar: “O seu Deus é, realmente, um Deus?”

A cada dia tenho mais certeza de que existem muito mais ateus do que as estatísticas afirmam. Digo isso pois converso com diversas pessoas sobre o assunto e, quando pergunto a elas o que é Deus, recebo variadas respostas.

Deus, em suas diversas definições, guarda em si elementos intrinsecamente pertinentes que o caracterizam como tal, tais como: onisciência, onipresença, onipotência, além de ser: juiz infalível, que pune e agracia, fonte de todo o dever moral, detentor de personalidade e humor. Em outras palavras, Deus possui, necessariamente, características humanas, a que se da o nome de Antropomorfismo.

Se você, leitor teísta, não reconhece essas características no Deus em que acredita, saiba que é um ateu em potencial, pois a idéia de Deus implica, obrigatoriamente, no sentimento de temor, respeito e confiança (fé) nas ‘atitudes’ divinas. É preciso ter clara essa distinção, demasiada simples, porem, capaz de abalar as convicções dos desavisados.

Como dito no texto anterior, acredito na Natureza (ou energia vital) que dá origem e fim a tudo, ela se manifesta espontaneamente universo afora. Minhas convicções tem estreitos laços com a Ontologia - parte da Filosofia
que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ontologia) – todavia, renego a busca cognitiva a que se propõe a Filosofia. Fernando Pessoa (Poeta português, 1888-1935), dentre as muitas coisas que me ensinou ao longo das minhas leituras, mostrou-me que essa busca é em vão.

Em suma, o antropomorfismo esta presente nos Deuses de todas as religiões, e, nessas circunstancias, para se considerar um teísta, um verdadeiro crente em Deus, é preciso aceitar esse fato, caso contrário, seja bem vindo ao clube dos ateus, ou conforte-se nas cômodas e pobres idéias do Agnosticismo.

Afirmo que o Ateísmo, que esta ganhando cada dia mais adeptos, é condição inegável para a construção de uma sociedade melhor. A História mostra que todos os modelos anteriores falharam, a religião sempre foi fonte de manipulação das massas, muitas guerras foram travadas e muitas pessoas mortas em nome de Deus.


[rh.02.01.09.17:37]

imagem: http://rpgmassacre.blogspot.com.br/2012/10/debatendo-ateismo-por-rodolfo-cesar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário